Pirólise e tecnologias para gestão de resíduos
- Grupo Leme Ltda

- 30 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2025
A pirólise é um processo termoquímico que envolve a decomposição de materiais derivados de hidrocarbonetos, como biomassa, matéria orgânica, borrachas e plásticos, em um ambiente com ausência ou baixa presença de oxigênio.
Esse processo ocorre a altas temperaturas, geralmente entre 400 e 600°C, resultando na produção de três frações principais: bio-óleo (líquido combustível), gases (gás de síntese) e carvão vegetal (biochar). A pirólise é amplamente utilizada para converter resíduos em produtos de valor energético ou químico, contribuindo para a gestão sustentável de resíduos e a produção de energia renovável.
No âmbito tecnológico, o processo de pirólise é conduzido em reatores especializados, como reatores de leito fixo, leito fluidizado ou rotativos, projetados para otimizar a eficiência e a qualidade dos produtos gerados.
A matéria-prima é aquecida de forma controlada, e as condições, como temperatura, tempo de residência e taxa de aquecimento, são ajustadas para direcionar a formação de produtos específicos, dependendo da aplicação desejada, como biocombustíveis, produtos químicos ou materiais carbonosos.
Todos esse processo é conduzido pelo Dr. Rafael Ninno Muniz, Engenheiro, Pesquisador e Educador, Pós-Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais, Doutor em Sustentabilidade Energética e Sistemas Inteligentes, Mestre em Planejamento Energético e Bacharel em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia. Atualmente é Professor Pesquisador do Laboratório de Empreendimentos Inovadores da Universidade Federal Fluminense (LEI-UFF) e Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa em Energia da Biomassa (ENERBIO-UFPA).
Tem experiência na área de Saneamento Energético, atuando nos seguintes temas: tecnologias para tratamento de resíduos com aproveitamento energético, sustentabilidade, descarbonização de matriz energética, pirólise, gaseificação, biodigestão, sistemas inteligentes e lógica fuzzy.
Realizou Pós-Doutorado no projeto de PD&I da Universidade Federal Fluminense (UFF) intitulado "Desenvolvimento de Modelo de Negócio para Tratamento de Lodo por Pirólise Lenta à Tambor Rotativo em Estações de Tratamento de Esgoto do Estado do Rio de Janeiro".
Autor de dezenas de artigos científicos internacionais, capítulos de livros e projetos de pesquisa e extensão nas áreas de saneamento, energia, gestão de resíduos e sustentabilidade ambiental. É revisor de periódicos internacionais, incluindo as revistas Renewable and Sustainable Energy Review da ELSEVIER e a Sustainability da MDPI.

Comentários